Economia doméstica Finanças Pessoais Organização Financeira

Veja como fazer economia doméstica

Março 10, 2022

A economia doméstica trata-se de conhecimentos financeiros gerais, direcionados a famílias ou pessoas que vivem juntas. Ela engloba conceitos de administração e educação financeira. Ela possibilita um maior aproveitamento dos recursos da casa e pode até melhorar as relações humanas. Cuidar das finanças também é um caminho para alcançar sonhos, objetivos e até construir patrimônio.

 

A grande maioria dos brasileiros, infelizmente, não tem o hábito de poupar. Muitos acham impossível economizar. Mas algumas mudanças simples no estilo de vida podem fazer a diferença no final do mês. Vale lembrar que para ter uma boa economia doméstica, é importante que todos os membros da casa participem. Faça disso um hábito familiar. E como fazer? Garanto que será mais fácil do que imagina!

 

LEVANTAMENTO DE ENTRADA E SAÍDA:
O passo mais importante para começar a economizar é fazer uma listagem de todas as entradas e saídas do seu orçamento. Para isso, você pode utilizar uma planilha no Excel. Se não se sentir confortável com a ferramenta, aposte no velho e bom lápis e papel. Existem também alguns aplicativos que podem facilitar a sua vida. Escolha a ferramenta que atenda você melhor!

 

ALOCAÇÃO DE DESPESAS:
Independente da ferramenta que você escolher, é importante separar suas despesas por importância, como: despesas fixas ou supérfluas. A classificação fica por sua conta, mas lembre-se, a meta é diminuir os gastos!

 

ECONOMIZE NAS DESPESAS FIXAS:
Boa parte dos orçamentos são comprometidos devido ao alto valor das despesas fixas. Sabemos que não podemos nos livrar delas, mas podemos diminuí-las consideravelmente com algumas ações.

 

Alimentação: É importante verificar seus armários e geladeira antes de ir às compras. Fazer uma lista irá auxiliar na hora de adquirir apenas os itens necessários. Fique atento aos preços e, sempre que puder, experimente marcas mais baratas. Às vezes, elas podem ser até melhores que as tradicionais.
Energia: Você e seus familiares podem aderir aos pequenos hábitos capazes de diminuir muito esta despesa. Apague as luzes ao sair dos ambientes, utilize a iluminação natural, reduza o tempo de banho e utilize lâmpadas LED, pois elas são mais econômicas.
Água: Diminua o tempo de banho, lave roupas apenas uma vez na semana e estipule um cronograma para lavar carros e calçadas.

 

 

Independente se deseja economizar para ter uma reserva de emergências ou realizar algum sonho, você conseguirá. Pequenas mudanças podem se tornar imensas com o tempo!

 

Fonte

Comentários

Deixe seu comentário

Comentários para este post estão indisponíveis.