Lojista Organização Financeira

Custo x despesa

julho 8, 2020

Você tem dúvidas sobre as diferenças entre custo e despesa? Então esse texto é para você.

 

Com certeza, você já ouviu falar de custos e despesas, tanto na vida pessoal quanto, principalmente, se você é um empresário, na vida profissional. Saber diferenciar esses dois termos pode ser um desafio para muitas pessoas, mas entender em que consiste cada um deles é essencial para uma gestão eficaz dos negócios. Veja o que são e aprenda a diferenciá-los com rapidez.

 

Afinal, o que são custos?
Custos são todos os valores que a empresa gasta para chegar ao seu produto final. Por exemplo, a matéria-prima utilizada para produzir uma peça de vestuário é custo. Outros exemplos de custos são os salários, as embalagens e a manutenção dos equipamentos.

 

E então, o que são despesas?
São todos os gastos relativos à administração da empresa. São necessárias para manter a estrutura funcionando, porém não estão diretamente ligadas à produção de novos itens para comercialização. Veja outros exemplos de despesas: aluguel, publicidade e propaganda, materiais de escritório, contas de água, luz e internet.

 

Em resumo:

Custos
• Gastos de produção
• Vinculados diretamente aos produtos e serviços
• Relacionados à atividade-fim

Despesas
• Gastos administrativos e de vendas
• Não relacionados à produção
• Dizem respeito à atividade-meio

 

Para você diferenciar custos e despesas no dia a dia, utilize essa dica: se você eliminar determinado gasto, o estoque da empresa será afetado? Se sim, ele é considerado custo. Caso contrário, o gasto é uma despesa. Na prática, a compra de alumínio para produzir latas de refrigerante é um custo. Se ele for eliminado, não haveriam latinhas, o que afetaria o estoque e as vendas da empresa.

 

Agora que você já sabe as diferenças, aplique nos negócios e organize suas finanças.

 

Fonte

Comentários

Deixe seu comentário

Comentários para este post estão indisponíveis.