Uncategorized

5 dicas para você economizar em 2022

dezembro 28, 2021

Nada melhor do que iniciar 2022 cuidando das suas finanças, seja para alcançar sonhos ou objetivos, seja para construir patrimônio. A grande maioria dos brasileiros infelizmente não tem o hábito de poupar. Muitos acham impossível economizar! Mas algumas mudanças simples no seu estilo de vida podem fazer a diferença no final do mês. Se você está na lista dos que desejam fazer diferente em 2022, segue estas dicas:

 

 

01) Estabeleça objetivos
Faça uma lista das suas metas para 2022. Pode ser uma viagem, um curso ou até mesmo um investimento que deseja fazer. Quando se tem um objetivo traçado é mais fácil colocar em prática as ações para realizá-lo, e isso insiste em poupar!

 

02) Gestão das entradas e saídas
O passo mais importante para começar a economizar é fazer uma lista de todas as entradas e saídas do seu orçamento. Para isso, você pode utilizar uma planilha, um aplicativo, mas se não se sentir confortável com as ferramentas, aposte no velho, e bom, lápis e papel. Escolha a ferramenta que te atenda melhor!

 

03) Alocação de despesas
Independente da ferramenta que escolher utilizar, é importante separar suas contas por importância, como, despesas fixas ou supérfluas. A classificação fica por sua conta, mas lembre-se, a meta é diminuir os gastos!

 

04) Economize nas despesas fixas
Boa parte dos orçamentos são comprometidos devido ao alto valor das despesas fixas. Sabemos que não podemos nos livrar delas, mas podemos diminuí-las consideravelmente com algumas ações.

 

Alimentação: É importante verificar seus armários e geladeira antes de ir às compras. Fazer uma lista irá te auxiliar na hora de adquirir apenas os itens necessários. Fique atento aos preços e, sempre que puder, experimente marcas mais baratas. Às vezes, elas podem ser até melhores que as tradicionais.

Energia: Você e seus familiares podem adotar pequenos hábitos que diminuem muito essa despesa. Apague as luzes ao sair dos ambientes, utilize iluminação natural, reduza o tempo de banho e utilize lâmpadas LED, pois elas são mais econômicas.
Água: Diminua o tempo de banho, lave roupas apenas uma vez na semana e estipule um cronograma para lavar carros e calçadas.

 

05) Delimite valores para despesas
Estudos apontam que os gastos com delivery aumentaram 94% na pandemia. Se você adquiriu esse hábito, estipular um valor mensal para essa despesa pode ser uma boa. Isso também funciona para carros de aplicativos, por exemplo.

 

 

Se deseja economizar para ter uma reserva de emergências ou realizar algum sonho, você conseguirá. Pequenas mudanças podem se tornar imensas com o tempo. Independente da motivação, poupar dinheiro sempre é bom. Boa sorte!

 

Fonte

Comentários

Deixe seu comentário

Comentários para este post estão indisponíveis.