Finanças Finanças Pessoais Organização Financeira

Controle suas finanças

Maio 14, 2021

Quando você se depara com uma pergunta como essa, provavelmente acha que sabe a resposta. A verdade é que pouca gente sabe e tem pessoas que, simplesmente, não pensam sobre isso. O problema é que, sem saber esses valores, o risco de se atrapalhar financeiramente no final do mês é grande.

Por isso mesmo, preparamos esse material com algumas dicas práticas para você começar a organizar suas finanças e fazer um planejamento financeiro. O primeiro importante passo é criar um método de acompanhamento daquilo que você gasta (despesas) e ganha (receitas). Alimente uma planilha, anote num caderninho, use um aplicativo. O importante é você registrar tudo.

No começo, vai parecer bem chato, mas, com o tempo, você vai perceber como está gastando o seu dinheiro e se, ao final do mês, a conta fecha, falta ou sobra uma graninha.

Como se organizar

Veja um passo a passo para você começar o seu método de acompanhamento:

  1. Depois de escolher onde fará seu controle financeiro, insira todos os meses do ano e anote as despesas fixas desses meses (aluguel, luz, água, internet). Não deixe de ir anotando suas despesas variáveis também (supermercado, produtos de beleza e lazer).
  2. Guarde uma parte da sua renda, mesmo que seja pequena, e faça uma reserva. E lembre-se de incluir o valor na planilha. Assim, você já começa a criar o hábito de poupar dinheiro.
  3. Faça um controle diário da sua planilha: anote tudo que gastou e vá sempre atualizando.
  4. Analise suas contas. Perceba seus hábitos de consumo e, a partir daí, identifique onde pode mexer.

Ao organizar seu caixa pessoal e descobrir em que você está gastando o seu dinheiro, verá as vantagens de se planejar financeiramente. Vai poder fazer planos de curto, médio e longo prazo, e vai experimentar a sensação de estar com as contas em dia.

Fonte

Comentários

Deixe seu comentário

Comentários para este post estão indisponíveis.