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Inovações tecnológicas para implementar no seu supermercado

Maio 26, 2022

Todos os anos, as tecnologias em supermercados evoluem conforme os desejos e as necessidades dos consumidores se transformam. O supermercado que investe em inovações garante seu lugar de destaque diante da concorrência. 

 

Tecnologias podem contribuir no crescimento das vendas, otimização dos gastos e até mesmo no processo de fidelização do cliente. Por isso, é essencial conhecer as principais opções disponíveis, seus benefícios e como funcionam. Assim, você poderá fazer uma escolha mais assertiva de quais tecnologias adotar no seu supermercado. 

 

Mas antes de pensar em novas tecnologias, é importante adotar um sistema de gestão eficaz. 

 

Sabemos que não é fácil gerenciar um negócio. Por isso, contar com um bom software de gestão é primordial.

O cadastro de clientes, criação de inventários de estoque e controle dos produtos, por exemplo, pode ser controlado através dele.

Ter esses pontos bem organizados significa que o gestor terá tempo para elaborar estratégias para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas. 

Com isso em mente, você está pronto para o próximo passo. 

 

Conheça as 8 principais inovações tecnológicas para supermercadistas:

 

1.Precificação dinâmica

Definir e controlar os preços nas gôndolas e ainda manter o sistema de cobrança atualizado pode ser um grande desafio se feito manualmente.

Por isso, ter um sistema que automatize essa operação e que seja preparado para gerar as etiquetas de forma automática é fundamental. Isso irá diminuir as chances de divergência nos preços.  

Afinal, ninguém quer que o cliente perceba problemas no preço ao passar no caixa. Além de estresse desnecessário, aumenta as filas e ainda gera desconfiança do cliente. 

 

2. Rádio Interna

A nossa segunda dica é sobre ter uma rádio interna na sua loja. Essa ação está conectada ao marketing sensorial e tem o objetivo de estimular os sentidos e emoções das pessoas durante as compras. Com as músicas certas, o cliente se sente mais confortável dentro do supermercado, gastando mais tempo durante as compras e, consequentemente, comprando mais.

Você também pode personalizar a rádio e incluir a divulgação de promoções. Dessa forma, mesmo que o cliente não tenha ido comprar determinado produto, ao ouvir bons preços e benefícios, a chance dele se render às ofertas será grande. 

 

3.Pagamento Instantâneo

Com o Pix, os pagamentos são realizados de forma muito mais simples, rápida e barata. Além de deixar o processo de pagamento mais prático para o cliente, com o Pix o dinheiro entra na sua conta em segundos. Ou seja, você não vai mais precisar esperar dias para que o dinheiro caia na sua conta. Com isso, o seu capital de giro também será maior, trazendo mais equilíbrio financeiro para sua empresa. 

 

4.Redes sociais

Elas podem não ser exatamente uma novidade em termos de tecnologias usadas em supermercados. Entretanto, as redes sociais podem ser muito úteis para os negócios. Com elas, você pode se comunicar diretamente com os clientes e se aproximar deles.

Lembre-se que também é possível fazer anúncios pagos nas redes sociais. Eles permitem que você direcione a mensagem para um público-alvo específico, sendo possível criar diferentes anúncios para diferentes perfis de usuários. Ou seja, ter uma comunicação mais direcionada com o seu cliente.

 

5. Caixa inteligente

Com essa tecnologia, uma câmera inteligente embarcada faz a leitura dos produtos e contabiliza o total das compras. O equipamento é instalado no carrinho e depois o cliente paga em um caixa automático na saída do mercado. Esse tipo de tecnologia já é usada em alguns varejistas fora do Brasil e está começando a chegar por aqui. Então, é importante começar a considerar esse tipo de inovação.  

 

6. Sustentabilidade 

Mesmo não se tratando tanto de tecnologia, essa é uma pauta que precisa entrar na lista. 

O consumidor está cada dia mais preocupado com a origem daquilo que compra. Por isso, não se esqueça de incluir atitudes positivas na rotina da sua loja e investir em campanhas ecologicamente corretas. Trabalhar com produtos ecológicos, orgânicos ou de baixo impacto para a natureza, não só é um diferencial, como também é importantíssimo para o meio ambiente. 

Pode ter certeza de que o consumidor está atento aos estabelecimentos que se preocupam com o seu impacto no mundo. 

 

7. Compre e receba em casa

Oferecer a possibilidade de o cliente fazer as compras on-line e receber seus produtos em casa pode ser um enorme diferencial. A compra pode ser feita por site, app ou até mesmo pelo WhatsApp, caso a sua loja seja de menor porte. Isso irá encantar aquelas pessoas sem tempo para ir ao mercado e que gostam de resolver tudo on-line.

 

8.Cartão Marca Própria

O cartão Private Label, também conhecido como cartão marca própria, é uma modalidade que vem crescendo muito nos últimos anos e ganhando cada dia mais espaço e destaque no mercado. 

Ao adotar o cartão Private Label Senff sua empresa irá contar com uma série de benefícios, criados para varejistas como você.  

Como fortalecimento da marca do seu negócio, aumento de tíquete médio, crescimento de engajamento e fluxo na loja, oferta de rápida e desburocratizada de crédito ao consumidor final, direcionadas para cada perfil e ainda a super vantagem de ter inadimplência zero. 

Seja o seu estabelecimento grande ou pequeno, o Banco Senff está aqui para apoiar o seu negócio. Para saber mais sobre como podemos firmar uma parceria clique no link:

https://www.senff.com.br/homepage/home-empresa/cartao-co-branded/

 

Fontes:

Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Helio Print

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