Cartão de Crédito Empréstimo Fraudes

Não caia em armações! Veja dicas para evitar boletos e empréstimos falsos

Janeiro 8, 2021

O boleto é hoje a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil, perdendo apenas para o cartão de crédito. E justamente por isso os golpistas se aproveitam para praticar fraudes e prejudicar milhares de pessoas pelo país. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o número de golpes do boleto falso, por exemplo, aumentou 45% durante a pandemia. E como funciona? Como eles conseguem? É simples: os golpistas instalam um vírus no seu computador, que altera os boletos emitidos e manda o dinheiro para a conta deles. Mas o que fazer para evitar esses golpes? Temos 5 dicas para você se proteger contra um boleto falso.

 

1) Atenção ao Código de Barras
A linha digitável de cima deve ser exatamente igual à de baixo. Os três primeiros números correspondem ao código do banco em que o boleto é emitido. Se eles não corresponderem, pode ser fraude.

2) Confira a fonte de emissão
Você sabe de onde vem o seu boleto? Muitos golpistas aproveitam para enviar documentos por e-mail, SMS ou WhatsApp sem que você solicite. Por isso, confie apenas nos canais oficiais das empresas.

3) Observe os dados do boleto
Informações desencontradas, como data de vencimento diferente, nome do beneficiário e CNPJ que não correspondem, e até mesmo erros de português são muito comuns em fraudes.

4) Veja os dados do beneficiário
Dados da empresa que vai receber o pagamento, como o CNPJ, por exemplo, devem constar no boleto, acompanhados do nome fantasia ou razão social.

5) Repare se os valores conferem
Você tem um boleto de R$50, mas na hora de lançar aparece outro valor? Sinal de alerta! Sempre observe se o valor ao final do código de barras corresponde ao valor do documento.

 

Além dos boletos, outro golpe comum é o do empréstimo. Os golpistas entram em contato com as vítimas por canais não oficiais como e-mail, telefone ou WhatsApp e oferecem um produto com taxas bem atraentes. Mas para fechar negócio, a pessoa precisa antecipar uma parcela. Nessa hora, o sinal vermelho se acende. A Senff, por exemplo, jamais solicita pagamentos de boletos como forma de aprovação de empréstimo. Você não precisa antecipar nenhuma parcela ou pagar qualquer taxa para análise ou liberação de crédito.

Agora que você tem algumas dicas para escapar das fraudes do boleto e empréstimo falsos, redobre a atenção! Se, ainda assim, você for vítima de um golpe, providencie imediatamente um Boletim de Ocorrência. Desconfiou? Entre em contato com a nossa Central de atendimento.

 

Fonte

Comentários

Deixe seu comentário

Comentários para este post estão indisponíveis.