Marketing Negócios Vendas

O ano que ninguém conseguiu prever: o que aprendemos com 2020?

dezembro 21, 2020

Estamos chegando ao fim de 2020. Que ano, não é mesmo? Tantos planos que não se concretizaram. Foi um período bem atípico para as pessoas e para o comércio. Todas as áreas sofreram impactos, de um jeito ou de outro. Pandemia, isolamento social, a alta do dólar e as dificuldades na exportação de commodities, as eleições americanas e as municipais no Brasil, aumento do desemprego.

 

Chegar ao final desse ciclo fazendo uma retrospectiva de como caminhamos durante esses meses nos traz muito aprendizado. Não podemos deixá-los de lado. Por isso, trouxemos nesse artigo os principais acontecimentos para os negócios, dando já um “spoiler” de como podemos aproveitá-los em 2021.

 

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
Se 2020 já foi difícil para empresas que se planejaram, imagine para quem não estava preparado?! Portanto, mão no planejamento para o próximo ano. Desenhe cenários, analise as mudanças trazidas e pense em novas oportunidades. O mercado apresentou demandas diferentes nesse ano, aproveite.

 

NOVOS MODELOS DE VENDAS
Sua loja é 100% física? Em 2020, você certamente teve de pensar em vendas on-line. Suas operações comerciais eram de vendas externas? Muitas empresas passaram a adotar o modelo misto. Pense em manter esses diferenciais para o próximo ano e, melhor, expandir seus horizontes.

 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O distanciamento social nos colocou numa outra posição: as telas viraram nosso principal networking. A pandemia veio para acelerar as vendas pela internet e a economia do pouco contato. Logo, as empresas precisam olhar cada vez mais para a digitalização e automatização de processos.

 

CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO
Com que velocidade sua empresa conseguiu se adaptar nesse novo cenário de pandemia? Em maior ou menor nível, todas elas precisaram buscar novas formas de trabalhar e até de atuar. Em 2021, não será diferente. Se você não estiver preparado para manter o ritmo, pode ficar para trás.

 

OLHAR ATENTO ÀS OPORTUNIDADES
Algumas empresas que olharam além do horizonte nessa pandemia deram saltos visionários rumo ao sucesso comercial. Não quer dizer que você precisa arriscar tudo, mas é bom correr alguns riscos controlados e explorar novos territórios.

 

Olhar para o ano que passou ganhou mais relevância em 2020. Muito aprendemos e, depois de assimilar tudo isso, muito deveremos fazer para dar a volta por cima. Você está preparado?

 

Fonte

Comentários

Deixe seu comentário

Comentários para este post estão indisponíveis.