Sem complicação

O que é chave Pix e como
ela vai facilitar a sua vida


Atualmente, para realizar transferências e pagamentos, você precisa saber diversas informações, tais como, agência, conta, instituição e CPF, certo? A chave Pix vai facilitar todo esse processo. Em vez de compartilhar aquela infinidade de informações com outra pessoa, você vai informar apenas a chave Pix.

Ela é, basicamente, um código ou “apelido” utilizado para identificar a sua conta. Os quatro tipos de chaves Pix que você poderá utilizar são:
– CPF/CNPJ;
– E-mail;
– Número de telefone celular; ou
– Chave aleatória (caso não queira compartilhar seus dados pessoais, você poderá gerar uma chave aleatória, uma combinação de números, letras e símbolos aleatórios e que identificam a conta na qual você deseja receber).

Veja como vai funcionar na prática: a Ana Maria tem conta na Instituição X e o João Paulo tem conta na Instituição Y. O João Paulo pede a chave Pix da Ana Maria e transfere o valor desejado. Pronto! O valor cai na hora para ela, mesmo sendo de instituições diferentes. Tudo isso sem digitar nenhum dado pessoal do recebedor, apenas a chave Pix.

 

Os clientes pessoa física podem ter cinco chaves para cada conta da qual sejam titulares. Contudo, não será possível vincular uma mesma chave a mais de uma conta. Você poderá usar chaves distintas para vincular diferentes contas transacionais. Por exemplo, usar o número de telefone celular vinculado à conta corrente da instituição X, usar o CPF vinculado à conta poupança da instituição Y ou usar o e-mail vinculado à conta de pagamento da instituição Z.