Liderança

Quem é o líder no cenário de crise?

julho 22, 2020

Não existe um manual ou roteiro para liderar em tempos de incertezas, principalmente diante de uma crise como a do Coronavírus, jamais vivida. É fato que a pandemia transformou a rotina das pessoas. Se antes era um grande desafio ser líder, agora então, até algumas habilidades secundárias passaram a ser totalmente prioritárias.

 

Nesse momento, a insegurança, a ansiedade e o estresse aumentaram e os líderes estão com a responsabilidade de lidar com essas questões e garantir que a equipe encontre equilíbrio para seguir em frente. Mais que empatia, é hora de os líderes terem compaixão e criarem um ambiente – mesmo que virtual – de confiança. Não se trata de ser um psicólogo formado, mas ser alguém que abra espaço para as pessoas sentirem e compartilharem suas emoções. Importante mencionar que além de cuidar das pessoas do seu time, o líder também precisa dar atenção às suas próprias emoções. Problemas, todos estão vivendo, sem exceção. Mas é preciso entender o que é prioridade na hora de resolvê-los.

 

Como uma luz no fim do túnel, separamos alguns pontos para orientar os líderes que estão arduamente fazendo a gestão das empresas:

 

1) Mantenha o time informado, com atenção para não compartilhar informações falsas ou sensacionalistas.
2) Seja flexível, o mundo mudou rapidamente e você precisa se adaptar ao “novo normal”.
3) Demonstre confiança e permita que as pessoas falem sobre suas emoções.
4) Converse com sua equipe: comunicação é fundamental quando se está à distância.
5) Pense em formas de manter a equipe engajada e motivada.

 

O distanciamento social trouxe grandes desafios para o mundo corporativo. Hoje, é preciso gerenciar a equipe e mensurar sua produtividade à distância, garantir que a informação correta seja entregue nesse cenário em que a internet é ilimitada, observar como os consumidores se transformaram e quais impactos econômicos isso pode causar, e por aí vai.

 

Essa pandemia veio para mostrar que modelos ultrapassados não têm mais espaço e que novas formas de conduzir os negócios e exercer a liderança chegaram para ficar.

 

Fontes: IstoÉ Dinheiro e meuSucesso.com

Comentários

Deixe seu comentário

Comentários para este post estão indisponíveis.