Cartão Alimentação

Muito além do chocolate.

Abril 15, 2019

Além de produzir o tão adorado chocolate, o Cacau é também um importante aliado para saúde do corpo e da mente.

A moda agora é longevidade. Brincadeiras à parte, estamos cada vez mais voltados a não apenas viver, mas viver bem, com qualidade de vida e querendo viver um pouco mais. Para isso, várias pesquisas vêm relacionando o consumo de determinados alimentos com a saúde das mitocôndrias, que são importantes organelas em nossas células e que controlam, principalmente, nosso metabolismo energético. Se este metabolismo está “em dia”, o risco de algumas doenças diminui e é aí que a qualidade de vida prevalece.

 

Em estudo recente, o consumo do cacau sugere que ele pode auxiliar e muito na saúde das mitocôndrias, reduzindo o risco principalmente de alterações neurodegenerativas, devido aos seus polifenóis. Esta pode ser mais uma vantagem na extensa lista de benefícios já relacionados ao cacau. Vamos conhecer mais alguns!

 

O cacau é um fruto nativo das américas Central e do Sul, produzido pelo cacaueiro. A partir deste fruto, obtemos o chocolate, manteiga de cacau e cacau em pó. São produtos fáceis de encaixar na alimentação e não há necessidade de grandes quantias para se obter as suas vantagens, então o consumo regular e variado é a chave.

 

O cacau é um alimento rico em minerais como Selênio, Manganês, Cálcio, Ferro e Zinco, e na forma de chocolate meio amargo (com alto teor de cacau) pode auxiliar na diminuição do estresse oxidativo e dos níveis de LDL – colesterol. O quê? Posso comer chocolate meio amargo e ainda melhorar meus níveis de Colesterol, aumentando inclusive o colesterol “bom” (HDL – colesterol)? Sim! E sabe-se também da redução do risco de doenças cardiovasculares, redução da sensação de fome e como auxiliar em tratamentos estéticos (para manchas e flacidez).

 

Outro benefício já estudado foi a melhoria nas funções cerebrais, favorecendo a memória e o aprendizado. Desta forma, o consumo de cacau e seus derivados, quando possíveis, orgânicos, é uma ótima alternativa para otimizar o funcionamento do cérebro, reduzindo o risco de doenças que afetam o sistema nervoso central.

 

Quem busca melhor performance na prática esportiva pode contar com o benefício do cacau, pois os fitoquímicos nele presentes aumentam a disponibilidade de óxido nítrico, um potente vasodilatador, que favorece a chegada e passagem de nutrientes essenciais durante a atividade.

 

Mas afinal, como consumir e conseguir todos esses benefícios?

Quando usado na forma de cacau em pó, podemos adicionar sobre frutas, cremes, caldas para bolo ou em vitaminas. Outra forma interessante é usar nibs de cacau, que nada mais são que amêndoas de cacau torradas e quebradas em pedacinhos. Para os amantes de sabores fortes e marcantes, esta é a pedida. Se você não é tão fã assim de amargos, experimente consumir com uma fruta bem docinha, como a banana, e você vai se surpreender.

 

E lembre-se, toda e qualquer indicação de alimentos e/ou preparações deve ser precedida de avaliação, por isso procure sempre um nutricionista, ele pode orientar você.

 

 

Fabiane Almeida | Nutricionista CRN 8 6363

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. WANG, D.; SUN, H.; SONG, G. et al. Resveratrol improves muscle atrophy by modulating mitochondrial quality control in STZ-induced diabetic mice. Mol Nutr Food Res; 62(9):e1700941, 2018.
2. CHIDAMBARAM, S.B.; BHAT, A.; RAY, B. et al. Cocoa beans improve mitochondrial biogenesis via PPAR gama/PGC1 alfa dependente signalling pathway in MPP+ intoxicated human neuroblastoma cells (SH-SY5Y). Nutr Neurosci; 12:1-10, 2018.
3 NANETTI, L. et al. Effect of consumption of dark chocolate on oxidative stress in lipoproteins and platelets in women and in men. Appetite; 58(1):400-5, 2012.
4. YONEDA, M.; SUGIMOTO, N.; KATAKURA, M. et al. Theobromine up-regulates cerebral brain-derived neurotrophic factor and facilitates motor learning in mice. J Nutr Biochem; 39:110-116, 2017.
5. LOVEGROVE, J.A.; STAINER, A.; HOBBS, D.A. Role of flavonoids and nitrates in cardiovascular health. Proc Nutr Soc; 19:1-13,2017.
6. GREENBERG, J.A.; O´DONNELL, R.; SHURPIN, M. et al. Epicatechin, procyanidins, cocoa, and appetite: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr; 104(3):613-9, 2016.

2° parte – Receita
A receita de hoje pode ser usada como lanche da tarde ou como parte do seu desjejum.

Bolo de Cacau

Ingredientes
• 1 xícara (chá) de farinha especial sem glúten (encontrada em lojas de produtos naturais)
• 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
• 8 colheres (sopa) de cacau em pó
• 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
• 1 colher (chá) de fermento em pó
• 1 pitada de sal
• 6 colheres (sopa) de óleo vegetal
• 2 colheres (chá) de baunilha
• 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã/sidra
• 1 xícara (chá) de aveia
• 1 xícara (chá) de fécula de batata
•1 e ½ xícara (chá) de água morna

Modo de Preparo

Em uma tigela, misture farinha, açúcar, cacau, bicarbonato, fermento e sal. Despeje sobre a mistura o óleo, baunilha e vinagre. Por último misture a aveia, a fécula de batata e a água morna. Leve ao forno a 180°, pré-aquecido, até dourar ligeiramente.

 

Frutas, Legumes e Verduras de Abril: abacate, abacaxi, figo, banana, caqui, coco-verde, goiaba, kiwi, laranja–baía, limão, maçã, mamão formosa/havaí, maracujá, melancia, melão, pera nacional, tangerina ponkan, uvas rubi e Itália, agrião, alface, couve-chinesa, cheiro-verde, escarola, repolho, rúcula, abóbora, abobrinha, chuchu, jiló, berinjela, milho verde, pepino, quiabo, tomate, vagem, alho, batata-inglesa, cenoura, mandioca, nabo, inhame e rabanete.

 

Comentários

THUANY KATIA MORAIS
2019-08-04 14:32:14 |

ADOREI TUDO SOBRE CHOCOLATE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.GRATA THUANY

Senff
2019-08-05 09:41:00 |

Olá Thuany, bom dia.
Tudo bem?

Que bom que gostou da postagem, ficamos muito felizes!
Conte sempre conosco e uma ótima semana pra você :)

Deixe seu comentário