PIX: DESCOMPLIQUE SUA VIDA FINANCEIRA

Conheça os benefícios
desse sistema de pagamentos!



Entenda o que é o Pix

Saiba mais sobre o Pix

O Pix é o novo meio de pagamento do Banco Central que chegou para simplificar a maneira de enviar e receber dinheiro. Transfira e receba dinheiro de forma
fácil e instantânea, 24h por dia e 7 dias na semana! Dá uma olhada nas facilidades do Pix.

Como usar o Pix na Senff

Para começar, você precisa de uma conta digital. Aos poucos, a Senff está liberando essa funcionalidade para seus clientes. A boa notícia é que essa novidade está cada vez mais próxima de você. Quer saber mais sobre a Conta Digital da Senff. Então, clique aqui.

Veja porque o Pix chegou para ficar

1 A qualquer momento

Sem limite de horário, todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados.

2 Em tempo real

Em até 10 segundos, o dinheiro está na conta, mesmo entre bancos e instituições diferentes.

3 Custo Zero

Transfira e receba dinheiro entre pessoas, sem custo, e melhor, quantas vezes quiser.

4 Sem complicação

Você não precisa mais saber a agência e conta da pessoa: basta a chave Pix.

5 Pagamento fácil

Pare de imprimir seus boletos e use esse novo sistema para pagar contas facilmente.

6 QR Code

Realize pagamentos ou receba dinheiro usando apenas o QR Code, lido por qualquer smartphone.


TIRE AQUI TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O PIX NA SENFF

Afinal, o que é Pix?
O Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central, que chegou para simplificar a maneira de enviar e receber dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos públicos. Está disponível desde novembro de 2020 e, com ele, é possível pagar estabelecimentos e transferir dinheiro inclusive aos finais de semana e feriados. Você não precisa mais digitar tantos dados, nem saber a agência e conta para fazer uma transferência: basta usar a chave Pix. Também pode pagar suas compras em estabelecimentos (físicos ou virtuais) usando o Pix, sem necessidade de usar cartão de débito ou boletos. Com o Pix, é possível realizar até o pagamento de taxas e impostos.

 

O que é chave Pix e como ela vai facilitar a minha vida?
Atualmente, para realizar transferências e pagamentos, você precisa saber diversas informações, tais como, agência, conta, instituição e CPF, certo? A chave Pix vai facilitar todo esse processo. Em vez de compartilhar aquela infinidade de informações com outra pessoa, você vai informar apenas a chave Pix.
Ela é, basicamente, um código ou “apelido” utilizado para identificar a sua conta. Os quatro tipos de chaves Pix que você poderá utilizar são:

– CPF/CNPJ;
– E-mail;
– Número de telefone celular; ou
– Chave aleatória (caso não queira compartilhar seus dados pessoais, você poderá gerar uma chave aleatória, uma combinação de números, letras e símbolos aleatórios e que identificam a conta na qual você deseja receber).

Veja como vai funcionar na prática: a Ana Maria tem conta na Instituição X e o João Paulo tem conta na Instituição Y. O João Paulo pede a chave Pix da Ana Maria e transfere o valor desejado. Pronto! O valor cai na hora para ela, mesmo sendo de instituições diferentes. Tudo isso sem digitar nenhum dado pessoal do recebedor, apenas a chave Pix.

Os clientes pessoa física podem ter cinco chaves para cada conta da qual sejam titulares. Contudo, não será possível vincular uma mesma chave a mais de uma conta. Você poderá usar chaves distintas para vincular diferentes contas transacionais. Por exemplo, usar o número de telefone celular vinculado à conta-corrente da instituição X, usar o CPF vinculado à conta poupança da instituição Y ou usar o e-mail vinculado à conta de pagamento da instituição Z.

 

Quanto tempo leva para o dinheiro cair na conta?
Sabe aquela transferência feita no final de semana e que leva alguns dias para cair? Com o Pix, o valor cairá na mesma hora. Pode pagar de madrugada, final de semana, feriado. Não importa, o dinheiro sempre cairá na hora. Sabe aquele valor que você paga no cartão de débito e o lojista leva alguns dias para receber? Com o Pix, o lojista receberá na hora. Sabe aquele boleto que você paga e demora 48 horas úteis para compensar? Com o Pix, será compensado instantaneamente!

 

O Pix tem custo?
As operações com as quais você está acostumado, como a transferência eletrônica disponível (TED) e o documento de ordem de crédito (DOC), por exemplo, além de levarem dias para serem realizadas, ainda podem acarretar custos aos usuários. Por isso, o Pix chega ao mercado para fazer a diferença. Para pessoa física, as transações serão totalmente gratuitas.

 

E como funciona o pagamento por QR Code?
As transações Pix podem ser feitas utilizando as Chaves ou também através da leitura de QR Codes estáticos e dinâmicos. Nesse caso, o usuário ou estabelecimento que receberá o valor apresentará um QR Code, que poderá ser lido por qualquer tipo de smartphone.
1) QR Code estático: poderá ser usado em múltiplas transações. Com ele, será possível definir um valor fixo para um produto ou a inserção do valor pelo pagador. Também facilitará as transferências entre duas pessoas, por exemplo.
2) QR Code dinâmico: poderá apresentar informações diferentes a cada transação e permitirá que sejam incluídas informações adicionais sobre ela. É mais adequado para pagamento de compras em um supermercado ou restaurante, por exemplo.

 

Pix tem limitação de horário ou dias de semana?
A nova ferramenta opera em uma infraestrutura de rede mais moderna e que funciona em tempo integral. Isso possibilita que as transferências sejam feitas 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. O usuário também poderá agendar pagamentos. Nesses casos, o dinheiro só ficará disponível naquela data.