Transparência
Sistema de Informações de Crédito (SCR)
O Sistema de Informações de Crédito (SCR), mantido pelo Banco Central do Brasil (Bacen), é um instrumento para registro e consulta de informações sobre operações de crédito contratadas nos termos da regulamentação em vigor.
Finalidade e uso do SCR
O Sistema de Informações de Crédito (SCR) tem como finalidade permitir ao Banco Central do Brasil (Bacen) o monitoramento do crédito oferecido para pessoas físicas e jurídicas no Sistema Financeiro Nacional (SFN).
O SCR serve para a prevenção de riscos, oferecer transparência, proporcionar a troca de informações entre instituições financeiras e garantir melhores condições de crédito aos clientes.
Dessa forma, o SCR permite acesso às operações de crédito, além de garantir um maior controle da sua situação financeira.
Formas de consulta
O SCR pode ser consultado pelos clientes por meio do Registrato. As instituições financeiras enviam as informações do SCR ao Bacen, que as atualiza no Registrato.
É importante ressaltar que as instituições financeiras podem consultar as informações do SCR, desde que tenham a autorização formal dos clientes.
Procedimentos para correção e exclusão de informações no SCR
Caso os clientes identifiquem divergências de dados e de transações no SCR, é possível solicitar a correção, exclusão ou registrar ou sua discordância com a Senff.
Além disso, é possível realizar uma reclamação à Central de Atendimento ao Público do Bacen ou questionar na esfera judicial a instituição responsável pelas informações consideradas em desacordo no SCR.
Esclarecimentos sobre o funcionamento do SCR
Sobre as informações no SCR, é importante esclarecer que:
• Os extratos são elaborados conforme critérios contábeis estabelecidos pelo Bacen.
• As informações enviadas ao Banco Central têm como base o saldo contábil das operações de crédito no último dia de cada mês.
• Desse modo, há um intervalo de tempo entre a remessa de dados ao Bacen, o processamento e a disponibilização das operações de crédito no Sistema.
Para esclarecimentos complementares sobre o SCR, basta realizar uma consulta com o Banco Central por meio de suas unidades, pela Central de Atendimento ao Público ou pelo site www.bcb.gov.br.