Ícone Acessibilidade

Acessibilidade


Zoom


Contraste

Voltar

janeiro 23, 2024

Descubra como sair das dívidas com estas 5 dicas!

O endividamento é uma pedra no sapato de muitos brasileiros. Mas, ao descobrir como sair das dívidas, é possível ter uma vida mais tranquila e ter a possibilidade de realizar sonhos. Quer saber como voltar a ter as contas no azul? Então, acompanhe neste conteúdo um passo a passo para pôr em prática agora mesmo e organizar as suas contas!

Quais são as vantagens de não ter dívidas?

Além de escapar da preocupação normalmente causada pelo endividamento, existem muitas vantagens em colocar o orçamento em ordem. Afinal, sem dívidas, é possível ter acesso a linhas de crédito para comprar um carro, fazer o financiamento da casa própria ou até mesmo ter dinheiro para uma viagem.

Como sair das dívidas e ter uma vida menos estressante?

Como vimos, os benefícios de não ter débitos vão além dos financeiros, passando também pelos emocionais. Agora, que tal irmos para as nossas dicas? Acompanhe!

1. Anote todas as dívidas

Em primeiro lugar, faça uma planilha no computador ou no papel e organize as contas em aberto, considerando desde as que possuem juros mais altos até as que têm os mais baixos. Em seguida, priorize aquelas com maior custo para pagá-las primeiro.

Anote também os seus ganhos e as suas despesas neste mesmo documento e descubra se há gastos que podem ser cortados. Caso necessário, reconsidere pequenos luxos, como o uso de aplicativos para entrega de comida ou de transporte. Assim, sobrará mais dinheiro ao longo dos meses.

2. Procure por uma fonte de renda complementar

Como nem sempre o corte de custos é suficiente para quitar os débitos, uma outra atitude capaz de fazer a diferença é procurar por fontes que complementem a sua renda.

Com o mundo mais digitalizado, é possível receber uma graninha extra com serviços de fotografia, design, programação, marketing digital, entre outros. Isso sem contar nas opções mais convencionais, como cozinhar e vender doces e salgados no trabalho. Enfim, as possibilidades são inúmeras. Basta usar a criatividade!

3. Destine parte do orçamento para o pagamento dos débitos

Depois de organizar as contas e ter tudo na ponta do lápis, é hora de direcionar uma parte do seu orçamento apenas para quitar as dívidas. Tenha em mente que esse será um valor mensal com uma destinação certa e que não poderá ser usado de outra maneira.

Dessa forma, os débitos entrarão na sua planilha como um custo fixo, assim como o aluguel, o condomínio, a luz e a internet. Ou seja: elas serão uma prioridade dentro do seu planejamento financeiro.

4. Negocie as suas dívidas

Agora, é hora de fazer com que as dívidas caibam no seu bolso. E uma das formas mais eficientes para isso é por meio da negociação com o seu banco. Afinal, ao optar pela renegociação, você pode pagar juros mais baixos e parcelar os valores no decorrer dos meses.

Na Senff, contamos com o Portal de Negociação, um site em que você pode encontrar as melhores condições para quitar os seus débitos com a gente. Além de ser bastante intuitivo, o portal oferece um serviço 100% on-line, sem que você precise sair de casa. Para conhecer mais, acesse aqui e veja todas as possibilidades!

5. Não faça novas dívidas

Nem sempre nós temos dinheiro disponível para fazer uma compra à vista e, para isso, o cartão de crédito é um ótimo aliado. Mas um ponto de atenção ao usar este recurso é que uma hora a fatura chega — e você deverá ter o valor em mãos para pagá-la.

Logo, apenas contraia dívidas que caibam no seu orçamento. Leve o seu planejamento a sério e procure viver sempre um degrau abaixo dos seus ganhos, para que assim não faltem os recursos financeiros necessários para que você se mantenha.

→ Como usar o cartão de crédito da melhor forma? Veja 5 dicas!

Dica extra: tenha uma reserva de emergência

Esta é uma dica que vale ouro! Ao criar um colchão para situações inesperadas, você não precisará recorrer a outros meios, como empréstimos bancários, e evitará o pagamento de juros. Entenda que a reserva é uma proteção para você e sua família e que será muito útil para não voltar ao vermelho.

Caso queira saber mais sobre como controlar o seu orçamento, é possível aproveitar as vantagens oferecidas pela Anuidade Flexível VIP do seu cartão Senff. Por meio dela, oferecemos mais de 120 livros digitais sobre educação financeira e muitos outros assuntos que farão a diferença na sua vida. E o melhor de tudo: você não paga nada a mais por isso. Gostou? Então, acesse o site e saiba tudo sobre este benefício!

Negocie suas dívidas com o Banco Senff!

Agora que você já sabe como sair das dívidas, certamente terá menos dores de cabeça e um maior controle do seu dinheiro. Ah, e caso precise negociar com a gente, é só entrar no Portal de Negociação ou escolher uma de nossas outras opções! ?

2 comentário(s)

f.cherubini

3 de maio de 2024

Olá, tudo bem? Para consultar a sua fatura, é só acessar o app Senff-Clientes ou entrar no nosso site na área de login. Obrigado!

Geison Silva da rosa

30 de abril de 2024

Quero pagar minha fatura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também:

Seguro Senff: tudo o que você precisa saber está aqui

O que você faria se perdesse a sua principal fonte de renda? Ou se precisasse […]

Leia agora

Senff Odonto – Qualidade e praticidade em um só plano!

Descubra o Senff Odonto: O plano odontológico completo da Senff! Ele oferece qualidade e praticidade […]

Leia agora